quarta-feira, 13 de maio de 2009

Governo deve criar gatilho para tributar altos poupadores

O governo pretende criar um gatilho para tributar as cadernetas de poupança. A ideia é cobrar IR (Imposto de Renda) quando a taxa básica de juros, a Selic, cair para 9,25% ou menos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discute a medida com seus aliados políticos para ver a receptividade à proposta. A cobrança seria feita, segundo proposta da equipe econômica, dos poupadores com mais de R$ 50 mil nas cadernetas. Há até uma proposta de faixas de tributação sobre a poupança. Ou seja, cobrar mais imposto com Selic cada vez menor.
A decisão do governo sobre a poupança indica que dificilmente a Selic cairá para menos de 9,25% neste ano. A taxa está hoje em 10,25% ao ano. A tributação sobre altos poupadores está prevista para valer a partir do ano que vem. O governo quer amarrar com aliados políticos uma defesa da mudança de regras na poupança. Argumento principal: nada muda para a imensa maioria. A oposição vê no episódio chance de desgastar politicamente o governo e de dinamitar a possibilidade de vitória de um candidato situacionista na eleição presidencial do ano que vem.

Um comentário:

  1. Esse argumento de que 'nada muda para a imensa maioria' não é plausível ao meu ver. Muitos pais, mães e trabalhadores em geral passam anos poupando pelo fato de ser o investimento mais simples e isento de tarifas e tributos, para no futuro comprarem a casa própria, montarem um pequeno negócio, custearem a aposentadoria ou a faculdade dos filhos, e vem o leão agora, cheio de fome, querendo comer uma fatia desse pequeno bolo.

    ResponderExcluir

abbb